Utilização de Indutores

O indutor eletromagnético é um equipamento industrial utilizado para tratamento físico da água, ou seja, não necessita de produtos químicos. É uma solução ambientalmente eficaz que não gera resíduos e não altera a composição química da água tratada.

O equipamento consiste em um conjunto de componentes elétrico eletrônicos, fixados à uma tubulação, protegidos por uma carcaça, com alimentação elétrica fornecida por um painel. No painel é possível variar a corrente elétrica aplicada na bobina, variando o campo magnético gerado. O campo magnético uniforme gerado inibe o processo de formação de incrustação calcaria e remove também as incrustações já existentes.

Mas como ocorre o processo de formação das incrustações? A água apresenta em sua constituição diversos componentes, entre eles carbonato de cálcio e magnésio. O aumento da concentração de sais através da evaporação de água, aumento da concentração de CO2 na água, diminuição da pressão da linha através de perdas de carga, aumento do pH, entre outras variações, favorecem a nucleação e cristalização dos sais de cálcio, aderindo às tubulações, formando as incrustações. Normalmente a cristalização do carbonato de cálcio ocorre com arranjo geométrico romboédrico, conhecida como calcita, sendo mais estável e menos solúvel em água que a aragonita e vaterita. Como as incrustações apresentam micro poros, o que gera um diferencial de concentração de oxigênio, a corrosão também é favorecida.

E como o indutor eletromagnético diminui o processo de formação das incrustações? O campo magnético gerado pelo indutor atua na formação do cristal, modificando a estrutura atômica do cristal de carbonato de cálcio, passando de romboédrica para polimorfa ortorrômbica, conhecida como aragonita.  A estrutura molecular da aragonita é menos estável e mais solúvel em água que a da calcita, caracterizada por ter aspecto semelhante a agulhas finas. Por ter essa conformação tipo agulhas finas o potencial de interação entre uma estrutura e outra é menos favorecida, diminuindo o processo de formação de incrustação. O que também diminui o processo de corrosão, pela diminuição do diferencial de concentração de oxigênio.

E como o indutor eletromagnético retira as incrustações já existente? Como a interação entre uma estrutura e outra diminui, diminuindo a formação da incrustação, o equilíbrio da reação é deslocado para o sentido dos reagentes, aumentando a quantidade de ácido carbônico na água. O ácido carbônico remanescente redissolve as incrustações presentes no sistema, sendo um processo lento, mas eficaz na remoção das incrustações.

Os indutores eletromagnéticos Aguaviva são projetados de acordo com a vazão e diâmetro da tubulação de água. O equipamento pode ser instalado em tubulações de aço carbono, aço inoxidável, ferro galvanizado, metais em geral. Pode ser empregado em linhas de água de Torres de Resfriamento, Fornos de Indução, Painéis de Fornos, Trocadores de Calor, Injetoras, Chillers, Condensadores, Evaporadores, Usinas de Açúcar e Alcool nas linhas do caldo, Caldeiras de baixa pressão, entre outras.

foto-90 foto-91 foto-92vulcan calmat