Filtros para Tratamento de Água

Filtros de Carvão Ativado:

filtro-de-carvao-ativadoO Carvão Ativado é um material obtido através da queima controlada (baixo teor de oxigênio e a temperaturas entre 800 e 1000°) de certas madeiras, tomando o cuidado de se evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade. Sua alta porosidade garante a capacidade de coletar gases, líquidos ou impurezas (substâncias químicas orgânicas – que tenham carbono como base) no interior de seus poros por adsorção (adesão de moléculas de um fluido à uma superfície sólida). Desta forma, o Carvão Ativado é amplamente utilizado em sistemas de filtragem, por apresentar um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos e gases.

O Filtro de Carvão Ativado é um equipamento que tem por finalidade primordial a remoção de cloro livre e de matéria orgânica, agentes estes que causam gosto e cor na água filtrada. Na aplicação industrial, o cloro pode oxidar e a matéria orgânica pode impregnar as resinas de troca iônica utilizadas em tratamento de água de abrandadores, desmineralizadores, deionizadores.

Os filtros são constituídos por um vaso (metálico ou em compósito polimérico com fibra de vidro) com uma camada de carvão ativado disposto internamente sobre um fundo falso provido de coletores plásticos ou em inox. Na parte externa, a operação de filtragem ou lavagem, é feita através de manobra de válvulas, que podem ter acionamento manual ou pneumático.

O que fazemos? Considerando as características da água de entrada e a aplicação final a que será dada, atuamos desde o dimensionamento e projeto do sistema de filtragem com Carvão Ativado, podendo fazer a venda ou locação do equipamento, a instalação e a prestação de serviços na operação, a manutenção e o controle da qualidade da água dependendo da necessidade de cada cliente.

Filtros de Areia:

A origem da areia de filtração é o leito de rios, que produzem areia fina, média, grossa, cascalho ou outras que podem ser usadas na filtração ou montagem do filtro. A granulometria da areia a ser utilizada depende da qualidade da água de entrada, vazão da demanda e finalidade da água tratada. Normalmente, filtros lentos usam tamanho de grãos entre 0,25 e 0,35 mm, filtros rápidos usam granulometria entre 0,4 e 1 mm e os filtros de alta taxa usam granulometria entre 0,8 e 2,0 mm.

Filtros de areia normalmente são utilizados para filtragem de altas vazões e para remoção de sedimentos e partículas de 25 micra e maior. Entretanto, dependendo da granulometria do elemento filtrante e da sua disposição em camadas, pode retirar partículas de 5 a 25 micra.

Filtros de areia são comumente utilizados como solução para melhoria da qualidade da água já tratada. Filtro de Areia com circulação continua são empregados usualmente para remover sedimentos de Torres de Resfriamento, fontes, piscinas e outros sistemas abertos. Filtros de areia multicamada removem turbidez, areia e outros detritos da água. A areia especial de granulometria 0,5 a 0,9 mm tem eficiência na retenção de partículas como: limo, lodo, grãos de areia, resíduos de encanamentos e outras impurezas em suspensão na água.

O dimensionamento dos filtros, a disposição e quantidade de camadas, dependerá da qualidade da água de entrada, da vazão pretendida e da finalidade para a qual a água será empregada.

foto-69

Print Friendly, PDF & Email

O que fazemos?

Considerando as características da água de entrada e a aplicação final a que será dada, atuamos desde o dimensionamento e projeto do sistema de filtragem, podendo fazer a venda ou locação do equipamento, a instalação e a prestação de serviços na operação, a manutenção e o controle da qualidade da água dependendo da necessidade de cada cliente.