Indutores Eletromagnéticos

O indutor eletromagnético é um equipamento industrial utilizado para tratamento físico da água, ou seja, não necessita de produtos químicos. É uma solução ambientalmente eficaz que não gera resíduos e não altera a composição química da água tratada.

O equipamento consiste em um conjunto de componentes elétrico eletrônicos, fixados à uma tubulação, protegidos por uma carcaça, com alimentação elétrica fornecida por um painel. No painel é possível variar a corrente elétrica aplicada na bobina, variando o campo magnético gerado. O campo magnético uniforme gerado inibe o processo de formação de incrustação calcaria e remove também as incrustações já existentes.

E como o indutor eletromagnético retira as incrustações já existente? Como a interação entre uma estrutura e outra diminui, diminuindo a formação da incrustação, o equilíbrio da reação é deslocado para o sentido dos reagentes, aumentando a quantidade de ácido carbônico na água. O ácido carbônico remanescente redissolve as incrustações presentes no sistema, sendo um processo lento, mas eficaz na remoção das incrustações.

calmatCALMAT

CALMAT é um aparelho para tratamento físico das águas calcárias, que elimina os inconvenientes das incrustações causadas pelos sais de cálcio e magnésio. Além disso, remove as incrustações existentes nas tubulações e instalações, que são ambientes favoráveis para a proliferação de bactérias.

Como Funciona? Calmat gera sinais elétricos que são transmitidos às fitas de impulso enroladas no tubo por onde passa a água a ser tratada. Esta alternância dos impulsos com frequência variável criam no tubo um campo elétrico cuja frequência resultante modifica fisicamente os cristais de carbonatos e bicarbonatos de cálcio e magnésio presentes na água calcária ou água dura (este é termo técnico).

Os cristais, que antes tinham um arranjo desordenado, se tornam fragmentados, mais lisos, e em forma de vareta pela ação do campo elétrico de CALMAT. Assim, os sais da água calcária perdem sua capacidade de adesão e não produzem mais incrustações nas paredes internas dos tubos, nas resistências de chuveiros e boilers, nos azulejos e vidros do box, nas panelas, lava-louças e outros aparelhos domésticos que têm contato com água calcária. Além disso, a sensação do banho fica mais confortável e os cabelos lavados com a água de CALMAT ficam mais sedosos e macios.

A modificação dos cristais dos sais de cálcio e magnésio pela ação de CALMAT gera um pequeno excedente de gás carbônico, que combinado com a água, forma um ácido leve que lentamente vai remover as incrustações já existentes nas tubulações e aparelhos domésticos. Esta remoção é imperceptível e permite que você utilize a água normalmente.

Fácil de instalar, não precisa de ferramentas. Basta prender os cabos de impulso ao tubo da água de saída, com as abraçadeiras que já vem com o equipamento. CALMAT pode ser instalado em tubos de qualquer material: aço, ferro, cobre, alumínio, polietileno ou PVC em todas as suas variações. CALMAT é um aparelho de uso doméstico, capaz de tratar 3.000 litros / dia (consumo de uma grande residência).

vulcanVULCAN (USO INDUSTRIAL)

VULCAN é um sistema de tratamento de água que NÃO usa sais ou outros produtos químicos. Ele não altera a composição química da água. Ao invés disso, VULCAN altera as características físicas dos cristais incrustantes de calcário de forma que estas partículas perdem o poder de adesão. VULCAN não necessita ter contato direto com a água e é instalado externamente à tubulação.

VULCAN trata a água com impulsos elétricos que são gerados na unidade eletrônica e controlados por um microchip computadorizado. A frequência do sinal é transmitida através das fitas de impulso que são enroladas em torno dos tubos. As fitas interagem aos pares e formam um campo de frequência que trata a água que passa no tubo.

Efeitos:

1º VULCAN detém o processo de incrustação:

Sem o tratamento VULCAN, as partículas de cálcio se cristalizam de forma desordenada e estes cristais produzem incrustações firmes e sólidas. A tecnologia patenteada de impulsos VULCAN modifica a cristalização do calcário e do magnésio usando o processo natural de eletroforese.

Os cristais se tornam fragmentados, mais lisos, e em forma de varetas e não podem mais se aderir uns aos outros. A incrustação é levada pela água na forma de um pó final imperceptível, o que impede a formação de novos depósitos.

2º VULCAN reduz a incrustação da tubulação:

Na água dura sem tratamento, ocorrem simultaneamente dois processos:

– No primeiro, os depósitos de incrustações resultam da adesão dos cristais de cálcio entre si e à superfície interna do tubo. Este primeiro processo gera ácido carbônico como produto secundário.

– No segundo, o ácido carbônico dissolve a incrustação existente. Isso é descrito como o processo natural de dissolução. Como o primeiro processo de deposição é mais rápido que este segundo processo, a incrustação aumenta cada vez mais, reduzindo constantemente o diâmetro do tubo.

O tratamento com VULCAN modifica o balanço entre estes dois processos: os monocristais em forma de varetas não formam mais depósitos e assim a formação das incrustações do primeiro processo fica reduzida.

Desta maneira, o poder natural de dissolução do segundo processo age efetivamente apenas sobre as incrustações existentes, que são então removidas mais rapidamente do que se formam. O excesso natural do ácido carbônico dissolve as incrustações a partir delas mesmas e gradualmente os depósitos de cálcio nos tubos são removidos.

Da mesma forma que os cristais de cálcio são dissolvidos gradativamente, as partículas de ferro depositadas sobre eles sofrem o mesmo efeito. A limpeza desses depósitos constitui um processo brando onde cálcio, magnésio e ferro – minerais saudáveis – são solubilizados e carreados pela água, que permanece própria para o consumo humano.

As condições férteis para a proliferação das bactérias desaparecem com a remoção das incrustações e a contaminação é efetivamente reduzida ou eliminada.

3º VULCAN protege contra a corrosão pela ferrugem:

A água dura ou calcária provoca oxidação em tubulações de cobre ou ferro, o que afeta seriamente a superfície interna do tubo e conduz à corrosão. A tecnologia de impulsos VULCAN gera um efeito de eletroforese que produz uma camada protetora metal-carbonato. De acordo com o material do tubo, esta camada consiste em carbonato de cobre, carbonato de ferro ou carbonato de zinco que se assenta em toda a superfície do metal, protegendo contra substâncias agressivas que podem provocar corrosão.

Nas regiões onde a água apresenta dureza acima de 120 a 140mg/l, a instalação de VULCAN traz significativa economia na limpeza e manutenção de máquinas, equipamentos e instalações comerciais e industriais. Pode ser utilizado nas indústrias em geral: torres de resfriamento, trocadores de calor, sistemas de refrigeração, condensadores, etc. VULCAN é ideal para condomínios, grandes edifícios e sistemas de aquecimento solar; hotéis, restaurantes, hospitais e clínicas; também é usado na agricultura convencional e orgânica, irrigação, adução e distribuição de água, além de poder ser instalado em granjas, suinoculturas e pecuária.

A escolha do modelo correto deve considerar dois fatores: diâmetro do tubo e vazão, permitindo capacidade de tratamento entre 3 a 500m³/hora. VULCAN funciona em qualquer tipo de tubo: Aço, cobre, ferro, PVC e outros plásticos.

foto-55 foto-56 foto-57 foto-58calmat

foto-60 foto-61 foto-62 foto-63 foto-64 foto-65 foto-66 foto-67 foto-68

O que fazemos?

Os indutores eletromagnéticos são projetados de acordo com a vazão e diâmetro da tubulação de água. A Águaviva Tecnologia LTDA loca o equipamento, que pode ser instalado em tubulações de aço carbono, aço inoxidável, ferro galvanizado, metais em geral. Pode ser empregado em linhas de água de Torres de Resfriamento, Fornos de Indução, Painéis de Fornos, Trocadores de Calor, Injetoras, Chillers, Condensadores, Evaporadores, Usinas de Açúcar e Álcool nas linhas do caldo, Caldeiras de baixa pressão, entre outras.