Indutores Eletromagnéticos

O indutor eletromagnético é um equipamento industrial utilizado para tratamento físico da água, ou seja, não necessita de produtos químicos. É uma solução ambientalmente eficaz que não gera resíduos e não altera a composição química da água tratada.

O equipamento consiste em um conjunto de componentes elétrico eletrônicos, fixados à uma tubulação, protegidos por uma carcaça, com alimentação elétrica fornecida por um painel elétrico externo. Através do painel elétrico é possível controlar a intensidade do campo magnético aplicado. O campo magnético uniforme gerado minimiza o processo de formação de incrustação proveniente de sais de dureza e também remove gradativamente as incrustações já existentes atuando no processo de formação dos cristais.

Como o indutor eletromagnético retira as incrustações já existentes? Como o indutor atua na formação da estrutura cristalina das incrustações, reduzindo a aderência da mesma, o equilíbrio da reação é deslocado para o sentido dos reagentes (íons em solução), aumentando a quantidade de ácido carbônico na água, graças à maior quantidade de CaCO3 dissociado na água. O ácido carbônico remanescente redissolve as incrustações presentes no sistema, sendo um processo lento, mas eficaz na remoção das incrustações.

Efeitos dos Indutores Eletromagnéticos Águaviva:

1º Minimiza o processo de incrustação:

Sem o tratamento com indutores, as partículas de cálcio se cristalizam de forma desordenada e estes cristais produzem incrustações firmes e sólidas. A tecnologia modifica a cristalização do calcário e do magnésio usando o processo natural.
Os cristais se tornam fragmentados, mais lisos, e em forma de bastonetes e tendem a não se aderir uns aos outros. A incrustação é levada pela água, podendo ser retirada através de purgas e/ou aspirações para renovar a água do sistema, o que impede a formação de novos depósitos.

2º Atua na redução das incrustações existentes:

Na água dura sem tratamento, ocorrem simultaneamente dois processos:
– No primeiro, os depósitos de incrustações resultam da adesão dos cristais de dureza entre si e à superfície interna do tubo. Este primeiro processo gera ácido carbônico como produto secundário.
– No segundo, o ácido carbônico dissolve a incrustação existente. Isso é descrito como o processo natural de dissolução. Como o primeiro processo de deposição é mais rápido que este segundo processo, a incrustação aumenta cada vez mais, reduzindo constantemente o diâmetro do tubo.
O tratamento com indutores eletromagnéticos modifica o balanço entre estes dois processos: os monocristais em forma de varetas não formam mais depósitos e assim a formação das incrustações do primeiro processo fica reduzida.
Desta maneira, o poder natural de dissolução do segundo processo age efetivamente apenas sobre as incrustações existentes, que são então removidas mais rapidamente do que se formam. O excesso natural do ácido carbônico dissolve as incrustações a partir delas mesmas e gradualmente os depósitos de cálcio nos tubos são removidos.
Da mesma forma que os cristais de cálcio são dissolvidos gradativamente, as partículas de ferro depositadas sobre eles sofrem o mesmo efeito. A limpeza desses depósitos constitui um processo brando onde cálcio, magnésio e ferro são solubilizados e carregados pela água.

3º Proteção contra o efeito corrosivo:

A água dura ou calcária provoca oxidação em tubulações de cobre ou ferro, devido ao fato das incrustações gerarem zonas com aeração diferencial e/ou ativar outros processos corrosivos como corrosão eletrolítica e corrosão galvânica que afetam seriamente a superfície interna do tubo.
A tecnologia do indutor eletromagnético gera um efeito que minimiza essas ações corrosivas que podem ser aceleradas pelas incrustações presentes no sistema.
Os indutores podem ser utilizados nas indústrias em geral: torres de resfriamento, trocadores de calor, sistemas de refrigeração, condensadores, etc. A escolha do modelo correto deve considerar dois fatores: diâmetro do tubo e vazão, permitindo capacidade de tratamento tanto de pequenas vazões quanto de vazões maiores. A Águaviva sempre busca uma solução personalizada levando em conta as características do processo e o tamanho do cliente.

foto-58

foto-60 foto-61 foto-62 foto-63 foto-64 foto-65 foto-66 foto-67 foto-68

O que fazemos?

Os indutores eletromagnéticos são projetados de acordo com a vazão e diâmetro da tubulação de água. A Águaviva Tecnologia LTDA loca o equipamento, que pode ser instalado em tubulações de aço carbono, aço inoxidável, ferro galvanizado, metais em geral. Pode ser empregado em linhas de água de Torres de Resfriamento, Fornos de Indução, Painéis de Fornos, Trocadores de Calor, Injetoras, Chillers, Condensadores, Evaporadores, Usinas de Açúcar e Álcool nas linhas do caldo, Caldeiras de baixa pressão, entre outras.