ETE: Estação de Tratamento de Efluentes

efluentes-servicosToda atividade industrial, seja ela qual for, acaba por gerar efluentes provenientes tanto do processo quanto da presença humana relacionada a ele (sanitários, lavatórios, chuveiros entre outros), e para que esse efluente possa ser descartado corretamente e em acordo com a legislação o mesmo deverá passar por tratamento.

O tratamento de efluentes é um termo geral que designa uma vasta gama de técnicas e tecnologias utilizadas para retirar todos os tipos de impurezas da água. Este tratamento geralmente é realizado em estações de tratamento de efluentes comumente abreviadas como ETE. O tratamento é dividido basicamente em 4 classes de procedimentos: o pré tratamento, o tratamento primário, o tratamento secundário e o tratamento terciário.

O que fazemos?

A Aguaviva possui corpo técnico para realizar coleta de amostra de efluente e análise laboratorial a fim de determinar as operações unitárias necessárias para o tratamento do efluente, atendendo as normas Federais e Estaduais vigentes. Faz parte também do portfólio de serviços ofertados pela Aguaviva Tecnologia LTDA o desenvolvimento de projetos, a regularização de Estações de Tratamento de Efluentes junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento de melhorias em projetos já instalados, o acompanhamento de acordo com as exigências legais, o fornecimento de mão de obra qualificada e treinada para operacionalizar o processo de tratamento, entre outras atividades. Após as etapas de tratamento do efluente, a água gerada nesse processo poderá ser destinada à Reuso ou Descarte.