Água de Chuva (Pluvial)

agua-pluvialA água Pluvial é água proveniente de chuva, que pode ser captada, armazenada e utilizada.

Toda a água proveniente de chuva deverá seguir para galeria de águas pluviais. Em Curitiba, o Decreto 293/2006 regulamenta a Lei n°10.785/03, que dispõe sobre os critérios do uso e conservação racional da água nas edificações. Segundo o decreto, as novas edificações deverão prever nos projetos de instalações hidráulicas a implantação de mecanismo de captação das águas pluviais, sendo que as cisternas e reservatórios deverão ser dimensionados para cada caso, devendo ser instalados nas próprias áreas dos imóveis, excluído as faixas de recuo predial obrigatório.

Já em Joinville, a Lei Complementar N° 220, de 3 de outubro de 2006, dispõe sobre o reaproveitamento das águas pluviais. De acordo com a lei, as águas pluviais provenientes de construções acima de 750,00 m² (setecentos e cinquenta metros quadrados), deverão ser canalizadas para reservatório específico. Sendo que a água captada deverá ser destinada para fins não potáveis, podendo ser aplicada em vasos sanitários, lavação de veículos ou roupas, irrigação de hortas, jardins e plantações, entre outros.

A água da chuva, ao precipitar, carrega consigo impurezas presentes no ar, tais como: material particulado, matéria orgânica, fungos, bactérias, gases de combustão (NOx, SOx e COx), entre outros. Os gases de combustão em contato com a água geram ácidos, que alteram suas propriedades. Os problemas do aproveitamento desta fonte de água sem o devido tratamento estarão diretamente ligados a finalidade de utilização.

A água pluvial após os devidos tratamentos poderá ser utilizada para qualquer finalidade, desde uso industrial até consumo humano (desde que siga os padrões de qualidade exigidos pela Portaria n°5 Anexo XX do Ministério da Saúde).

foto-16 foto-17foto-15foto-14

Print Friendly, PDF & Email

O que fazemos?

A Aguaviva desenvolve soluções que vão desde o projeto de captação, e de contenção da água da chuva até o tratamento físico-químico da água, tornando-a própria para qualquer finalidade.