Água de Reuso

o-que-fazemos-agua-de-reusoA água de reuso é aquela obtida por meio do tratamento de uma solução que apresente água em sua constituição, de forma a aproveitá-la em processos que não utilizem água potável, gerando economia de capital e garantindo o uso racional da água. Os requisitos sanitários devem ser atendidos a fim de conservar a saúde de quem manuseia este tipo de água.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas por meio da NBR 13.969/97 apresenta alternativas técnicas consideradas viáveis para proceder ao tratamento complementar e disposição final do efluente. No item 5.6 desta norma pode-se verificar algumas recomendações com relação ao reuso de água.

De acordo com a Norma, a água de reuso, dependendo de sua classe, pode ser aplicada na lavagem de carros, pisos, calçadas, manutenção de lagos, vasos sanitários, reuso em pomares, pastagens, entre outros. Existem diversas literaturas com recomendações para o reuso de água, como a elaborada pela FIESP/CIESP “Manual de Conservação e Reuso de água para a Indústria”, mas a reutilização na indústria dependerá de uma análise criteriosa da qualidade da água para definir os pontos estratégicos de aplicação. Ela pode ser empregada em caldeiras, torres de resfriamento, chillers, uso auxiliar em processos e até mesmo compor a água de processo.

O reuso de água sem o devido tratamento põe em risco a vida de pessoas que manuseiam este tipo de água, além de danificar tubulações, máquinas e equipamentos.

Print Friendly, PDF & Email

O que fazemos?

Para água de reuso a Águaviva oferece um tratamento exclusivo de acordo com o processo do cliente. Atuamos avaliando todo o processo para verificar os pontos estratégicos de maior consumo de água que não necessitem de uma água com padrões de qualidade restritivos, de forma que a solução de tratamento da água de reuso seja a de menor custo com o maior reaproveitamento.