Caldo de Cana

foto-19Caldo de Cana é uma solução de sacarose impura e diluída obtida pelo processo de extração por moagem, utilizado nas usinas para obtenção de açúcar e/ou álcool. Apresenta em sua constituição, principalmente: água, sacarose, açucares redutores, sais orgânicos e inorgânicos, pectinas, gomas, bagacilho, clorofila, albumina, terra, entre outros componentes.

Para obtenção de açúcar refinado e/ou etanol é necessário realizar processos de tratamento físicos e químicos no caldo, que vão retirar grande parte dos componentes indesejáveis. Mas, mesmo após a decantação, substancias orgânicas e sais inorgânicos de baixo peso molecular continuam presentes no caldo. Estas substâncias, principalmente os sais minerais, vão se concentrando nos pré aquecedores e nos evaporadores. Quando atingem o nível de saturação, precipitam formando incrustações duras e de difícil remoção. Estas incrustações atuam como isolante térmico, aumentando o consumo de vapor nos pré aquecedores e nos evaporadores, e ou diminuindo o tempo de parada entre uma limpeza e outra.

Print Friendly, PDF & Email

O que fazemos?

A Águaviva Tecnologia LTDA oferece uma gama de indutores eletromagnéticos projetados de acordo com a vazão e diâmetro da tubulação que passará o Caldo de Cana. Indica o melhor ponto de instalação de forma que o campo magnético gerado pelo indutor evite ou minimize a formação de incrustação nos equipamentos. Garantindo um tempo de campanha maior entre uma parada e outra para execução das limpezas.