Efluentes

o-que-fazemos-tratamento-de-efluentesEfluentes líquidos são despejos provenientes de industrias, de esgotos e de redes pluviais, que são lançados no meio ambiente.

Em âmbito federal, a legislação ambiental vigente baseia-se na CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357/05 revogada pela Resolução 430/11, que dispõe sobre as condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores. Cada estado brasileiro possui uma legislação ambiental específica que pode ser mais restritiva que a CONAMA 357/05.

Todo efluente líquido deverá passar por tratamento para ser descartado, independente do corpo de água receptor. A água tratada pode ser reutilizada, dependendo da eficiência de remoção dos contaminantes.

O descarte de efluentes em desacordo com as condições e padrões especificados nas legislações vigentes gera passivos ambientais, com possível degradação da fauna e flora, além de contaminação dos canais e solo que tiverem contato com o fluente contaminado. Multas severas podem ser aplicadas para coibir a prática de descarte de efluentes fora dos parâmetros especificados.

Print Friendly, PDF & Email

O que fazemos?

A Águaviva Tecnologia LTDA atua juntamente com seus parceiros, desde a coleta de amostras para análises laboratoriais a fim de identificar os componentes a serem removidos e os processos necessários a fim de atender as legislações vigentes, até o fornecimento de mão de obra direta qualificada e treinada para operacionalizar, controlar e monitorar as Estações de Tratamento de Efluentes.